Nem sempre o câncer de mama causa sintomas evidentes, como uma tosse ou dor no corpo, que obriguem a mulher a procurar um médico. Essa doença pode ser silenciosa até os estágios mais avançados, III e IV, quando 60% dos casos de câncer de mama no Brasil são descobertos. Por isso, o autoexame do câncer de mama é o principal aliado nesta luta.
É necessária uma rede colaborativa onde quem sabe ensina quem ainda não sabe. Com isso, mais e mais mulheres podem se conscientizar e conscientizar outras mulheres sobre a importância do autocuidado.
Queremos ouvir histórias de superação, de mulheres que venceram o câncer, como a Dona Odete.
Nunca deixe para depois, nem conte com a sorte
Dona Odete é um dos casos de câncer de mama no Brasil descobertos tardiamente, já com a urgência de retirar as mamas e realizar a quimioterapia. Quando descobriu, ela era responsável por cuidar de dois familiares com câncer e só descobriu depois de dois exames, pois na primeira mamografia o médico lhe disse que estava tudo bem.
São várias lições que nos alertam para a gravidade dessa doença. Estamos sempre preocupados com outras coisas e o autocuidado fica em segundo plano. Mas nunca devemos deixar para depois para contar com a sorte.
“Seis meses depois, eu tirei as duas mamas, bem no dia 8 de março, Dia das Mulheres. Eu pensava ‘porquê eu?’. É uma tristeza que pega no coração da gente.”
“O cabelo começou a cair logo depois da primeira quimio. Aí raspei tudo. Eu olhava no espelho e falava pra mim mesma ‘não chora não’. Usei peruca só algumas vezes, mas usava batom vermelho, blush.. eu amo batom!”
“A gente precisa ser muito forte pra não entrar em uma depressão profunda.”
A importância do autoexame do câncer de mama
A mamografia é o principal exame para o diagnóstico da doença, inclusive sendo gratuito para mulheres entre 50 e 69 anos. No entanto, o autoexame, que pode ser feito de forma rápida e simples em casa, é um dos melhores aliados no diagnóstico precoce.
Ele deve ser feito de 5 a 7 dias após a menstruação, ou em um dia fixo todo mês (para mulheres que não menstruam). Saiba como fazer!
O Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de mama
Todo ano, dedicamos o mês de outubro para falar sobre o câncer de mama. Nós vestimos roupas rosas, enfeitamos a empresa e promovemos conteúdo sobre o tema.
Na Marco Boni, nós contamos com um importante parceiro, o Instituto Protea, que ajuda mulheres de baixa renda a realizarem o tratamento. Durante o mês de outubro, nós também vestiremos rosa, e durante os outros meses do ano, nós sempre estaremos conscientizando mulheres sobre a importância do autoexame do câncer de mama.
Hoje conhecemos a história de Dona Odete que nos alertou sobre a importância de cuidarmos de nós, além dos outros. Nos mostrou também como sua garra e força foram fundamentais para manter a autoestima durante o difícil tratamento. Ter hábitos saudáveis e manter os exames e consultas em dia é essencial para prevenir, e a prevenção é para todas.