Skip to content

Entenda as diferenças entre os tipos de escovas e escolha a melhor para você

Você sabia que existem diversos tipos de escovas de cabelo? As diferenças entre elas têm muita influência no seu visual, e você pode modelar seus cabelos da forma que quiser, basta escolher a escova certa. Afinal, ter um cabelo bonito e escovado é um sonho, não é mesmo?

Mas isso não é trabalho só para os profissionais cabeleireiros. Claro que eles têm um conhecimento incrível, mas com as dicas que vamos te dar agora você também pode cuidar dos seus cabelos em casa.

Além disso, existem escovas para todos os tipos de cabelo. Liso, ondulado, cacheado ou crespo, você vai ver que os formatos e tamanhos fazem a diferença para não prejudicar seus fios, deixando ainda mais embaraçados, ou pior, quebrando eles. E também aprender qual tipo de escova não usar no seu cabelo.

Ficou curiosa? Então continue a leitura para saber mais!

Tipos de cerdas e suas diferenças

Uma das principais características das escovas de cabelo são as cerdas. Existem 5 tipos e cada uma tem uma função específica e recomendações para diferentes tipos de curvatura dos fios.

É importante você saber qual a curvatura dos seus cabelos e se ainda não sabe nós te indicamos ler esse textinho aqui.

Voltando aos tipos de cerdas, são elas:

  • Natural
  • Mistas
  • Plástico
  • Nylon
  • Madeira

Cerdas Naturais

As cerdas naturais são ideais para controlar o volume, o frizz e a oleosidade. Elas não produzem o que chamamos de estática, que conduz eletricidade e deixa o cabelo arrepiado. Além disso, a durabilidade é muito boa.

As escovas de cerdas naturais são indicadas para cabelos cacheados e crespos.

Cerdas Mistas

Essas escovas são feitas com cerdas naturais e sintéticas, aliando a flexibilidade das cerdas de nylon com a redução do frizz das cerdas naturais na hora de desembaraçar seus cabelos. Também são escovas de grande durabilidade.

Esse tipo de cerda é indicado para cabelos ondulados, cacheados e crespos.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-cerda-mista

Cerdas de Nylon

São escovas com cerdas sintéticas, flexíveis e de grande durabilidade. As escovas de nylon são perfeitas para desembaraçar, podendo ser usadas também para escovar com o secador.

Mas se a intenção for de fato escovar, escolha escovas de nylon ionizadas ou antiestáticas, que reduzem o frizz. Os especialistas recomendam as cerdas de nylon para cabelos longos e lisos.

A Marco Boni tem modelos de escovas de nylon ideais para o uso com secador, pois nem todas podem ser usadas para escovação. Para isso, leia as instruções de uso e mantenha o secador a uma distância mínima de 7 cm para não danificar as cerdas da escova.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-cerda-de-nylon

Cerdas de Plástico

As escovas de plástico são as mais encontradas e quase todo mundo tem uma em casa. Elas são indicadas para desembaraçar os fios de cabelos lisos. Não é recomendado para cabelos cacheados e crespos, porque aumenta o frizz e o espaçamento entre as cerdas pode quebrar o fio.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-cerda-plastico

Cerdas de Madeira

As cerdas de madeira não conduzem eletricidade, o que resulta em zero frizz durante o uso. Além disso, as cerdas geralmente são bem largas e espaçadas, se tornando ideal para cabelos cacheados e crespos. Lisos e ondulados também podem usar.

A durabilidade também é um ponto positivo das escovas de madeira

Cerdas em Loop

A Marco Boni também tem escovas especiais para cabelos com extensão. Esse tipo de cerda é chamado de loop. Elas possuem cerdas no formato de uma gota vazada, o que evita o enroscamento e a quebra das laces.

Na Marco Boni, nosso modelo de escova com cerdas em loop tem a base almofadada, então não recomendamos usar com o cabelo molhado, pois com o tempo pode estragar a cola e mofar. O ideal é cabelo seco.

Diferentes tipos de formatos das escovas

Além do tipo de cerda as escovas também variam em formato. Vamos conhecer os 3 principais tipos?

  • Raquete
  • Oval
  • Cilíndrica

Escova Raquete

As escovas raquetes são quadradas, com cerdas grandes e bem espaçadas. Elas são indicadas para todos os tipos de cabelo, o que as tornam muito usadas no dia a dia.

O mais indicado é usá-las apenas para desembaraçar. Uma característica legal é que as cerdas da escova raquete têm uma bolinha na ponta para não machucar o couro cabeludo e evitar a quebra dos fios.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-raquete

Escova Oval

Os modelos de escovas ovais têm as mesmas características das escovas raquetes, ideais para o desembaraçamento. São principalmente indicados para pentear cabelos curtos e médios.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-oval

Escova Cilíndrica

As escovas cilíndricas podem também ser chamadas de escovas térmicas. Elas têm um formato cilíndrico revestido de cerâmica ou metal com cerdas em todas suas extremidades. São perfeitas para alisar, modelar e finalizar.

As escovas de cerâmica propagam 5x mais o calor que as escovas de metal, sendo ideais para cabelos grossos, porém saudáveis. Já as escovas de metal são indicadas para todos os cabelos.

Na escovação, a base da escova absorve o calor do secador e proporciona um alisamento rápido e perfeito. Mas é importante usar algumas regrinhas na hora da escolha das cerdas para atingir o resultado perfeito:

  • Cerdas de Nylon: ideal para acabamentos e finalizações;
  • Cerdas Naturais: ajudam na redução do volume e traz brilho aos fios;
  • Cerdas Mistas e Dupla Altura (Nylon e Naturais): reduz o volume, realça o brilho dos fios;
  • Cerdas de Nylon em V: proporciona maior tração aos fios;
  • Cerdas de Nylon com pontas arredondadas: maior tração aos fios. Contraindicado para cabelos sensibilizados por processos químicos;
  • Cerdas de Nylon com pontas retas: proporcionam tração. Indicada para todos os tipos de cabelos. Indicamos para cachos e crespos, pois ao lavar não muda a curvatura dos cachos.

blog-marco-boni-Entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-escovas-e-escolha-a-melhor-para-voce-cilindrica

Tamanho das escovas (diâmetro)

Outra diferença entre os tipos de escovas é o diâmetro. Mas o que isso quer dizer? A milimetragem é usada nas escovas cilíndricas, que explicamos acima. Você vai ver que todas têm um número mais ou menos assim: 35mm, 47mm, 57mm, 64mm.

Para isso, tem uma regrinha muito simples para você não errar na escolha:

  • Cabelo fino/curto: escova com diâmetro menor do que 45mm;
  • Cabelo médio: escova com diâmetro entre 45mm e 55mm;
  • Cabelo grosso/longo: escova com diâmetro acima de 55mm.

Qual a escova perfeita para o seu tipo de cabelo?

Você já sabe as principais diferenças entre os tipos de escovas. Agora vem a melhor parte: acessar o site da Marco Boni e ver o catálogo mais completo de escovas do Brasil.

Incrível, não é mesmo? Escolha a perfeita para o seu tipo de cabelo e depois conta pra gente no Instagram @marcobonioficial.

Ahh! E não esquece de compartilhar com as amigas!

Para saber mais sobre escovas e cuidados com os cabelos é só clicar no blog da Marco Boni!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR