Guia de escovas de cabelo: como escolher a sua
Tipos de escovas de cabelo:
Escova raquete
A escova raquete é aquela escova retangular, plana e com cerdas apenas de um lado. Indicada para os cabelos lisos, que geralmente embaraçam mais e precisam de uma escova que não quebre os fios.
As cerdas, geralmente, têm bolinhas de plástico nas pontas que ajudam a não machucar o couro cabeludo além de massagear, estimulando a circulação da região. A escova também ajuda a distribuir a oleosidade natural por toda a extensão do fio, dando brilho.
Escova de desembaraçar
A escova pequena funciona bem para todos os tipos de cabelo, mas, principalmente, os lisos e finos. Feitas de plástico, elas ajudam a tirar os nós sem quebrar. Quando possuem dois comprimentos de cerdas, as mais longas ficam com o papel de desembaraçar e as mais curtas massageiam o couro cabeludo estimulando a circulação.
Escovas cilíndricas
Em vários diâmetros para pentear e modelar, com cerdas mais firmes, elas conseguem alisar de forma rápida mesmo os fios mais cacheados e crespos. O centro retém calor, o que também facilita esse processo. Algumas delas também possuem cerdas ionizadas que ajudam a diminuir o frizz.
Escovas almofadadas
Também muito comuns, as escovas com a base arredondada e o fundo almofadado são ideais para pentear o cabelo seco porque garante brilho e maciez. Pode ser usada nos lisos e nos ondulados.
Pentes de dentes largos
O pente de madeira com dentes largos é o mais indicado para pentear os cabelos cacheados e crespos, os quais só devem ser penteados molhados para não deformar os cachos, evitar o frizz e o excesso de volume.
Tipos de cerdas
Cerdas naturais
As cerdas naturais previnem o efeito arrepiado, evitam o frizz e o volume em excesso, já que eliminam a eletricidade estática do cabelo. Elas deixam o cabelo com mais brilho e funcionam bem com o secador para modelar o cabelo.
Cerdas sintéticas
Feitas geralmente com nylon ou plástico, as escovas de cerdas sintéticas são mais flexíveis e resistentes. Por isso, são as mais indicadas para desembaraçar os fios sem quebrar e fazer penteados. São recomendadas, especialmente, para cabelos longos e lisos.
Cerdas mistas
Une os benefícios dos outros dois tipos de cerdas e, por isso, é muito democrática. Funciona para desembaraçar, mas também pode ser usada com fontes de calor. São ótimas para os fios grossos e para alisar cabelos ondulados, cacheados e crespos.
CURIOSIDADES
O espaçamento entre as cerdas também é outro ponto a ser considerado nas escovas de cabelo. As que têm mais espaçamento entre as cerdas permitem desembaraçar sem puxar e quebrar os fios, além de serem indicadas para couros cabeludos sensíveis.
As escovas vazadas ou ventiladas são ótimas para desembaraçar os fios molhados, já que não acumulam água e aceleram o tempo de secagem, enquanto as almofadadas são ideais para pentear os fios secos. O tamanho da escova também deve ser levado em consideração. Quanto mais longo o cabelo, maior deve ser o diâmetro do acessório